Skip to main content

Últimas
Notícias

Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2024

Categoria | CIDADE DE LISBOA

 

A Ecociaf foi galardoada, pelo segundo ano consecutivo, com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana. Esta distinção veio premiar a empreitada de “Construção e Instalação do Funicular da Graça”, na categoria – “Cidade de Lisboa”.

A intervenção foi desenvolvida em consórcio da ECOCIAF com a empresa Liftech SA, sendo a autoria do Projecto dos arquitectos João Favila Menezes e João Simões do Atelier Bugio.

Esta obra, responsabilidade da EMEL, está inserida no Plano de Acessibilidades à Colina do Castelo, do qual faz parte o “Percurso da Graça”, veio harmonizar não só a revalorização em termos sociais e urbanos, fruto da melhoria dos acessos, como também recentrar a sua atractividade económica e turística enquanto zona histórica e classificada parte do importante património local em toda a sua essência.

Este projecto, muito mais que uma motivação acrescida, foi um desafio em vários aspectos. Não só pela sua particularidade e exigência, como também pelas características construtivas muito especificas e onde se salienta uma estrutura medieval única no país, o Alambor da Muralha Fernandina, um vestígio ímpar e que faz parte de um imóvel classificado como Monumento Nacional.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana (PNRU) é uma marca de referência, não só para os profissionais do sector da construção, mas para o público em geral que reconhece neste galardão profissionalismo, dedicação e inovação na construção. O prémio é organizado pela revista Vida Imobiliária e conta com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura.

assista aqui ao vídeo da entrega do prémio

XI Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

A SEMANA DA REABILITAÇÃO URBANA regressa a LISBOA,
ao Lx Factory, nos dias 9, 10 e 11 de abril.

Este evento dedicado aos temas da habitação, construção e sustentabilidade contará, ao longo de três dias,
com a participação de várias entidades e parceiros da fileira da construção e promoção e onde a ECOCIAF,
mais uma vez, estará presente com o seu apoio e participação.

 

Links úteis:  

Para Agenda | Inscrições | Apoios | Sponsors está disponível o site da Semana da Reabilitação
Urbana de Lisboa: https://events.iberinmo.com/event/iberinmo/sru-lisboa24/

Para notícias sobre a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa
estão disponíveis os sites RE Portugal e Vida Imobiliária.

PRÉMIO NACIONAL DE REABILITAÇÃO URBANA 2023

Reabilitação do Edifício na Rua da Madalena 88

No passado dia 30 de maio, a Ecociaf viu galardoada a sua obra “reabilitação do Edifício na Rua da Madalena 88”, com o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2023 para a melhor intervenção de uso residencial.

Esta obra, que contou com a promoção da Splendimension, Sicafi e projeto do atelier Bak Gordon Arquitectos, foi para nós uma motivação acrescida. Além de devolver um imóvel que de outra forma estaria impelido ao esquecimento, podemos assim participar na sua mais valia, não só a nível estético ou económico, mas também no valor patrimonial que este tipo de obras terá para a memória futura da cidade de Lisboa.

Entrevista Eng. Manuel Brites na Vida Imobiliária

A Ecociaf dá uma entrevista à Vida Imobiliária com o responsável da empresa, Eng. Manuel Brites, abordando o tema da Reabilitação Urbana em Lisboa e focando-se no exemplo de excelência desenvolvido na obra Solar de Santana, no Campo Mártires da Pátria.

Intervenção estrutural de referência.

Obra de reabilitação no Solar de Santana, em Lisboa, destacada na Revista Construção Magazine n.99

 

A revista Construção Magazine nº 99 divulgou recentemente um dossier muito específico dedicado à “reabilitação e betão estrutural” onde concede um amplo destaque à obra que a ECOCIAF realizou no Campo Mártires da Pátria, o Solar de Santana.
O artigo, assinado pelos engenheiros João F. Almeida, David Gama e Miguel Lourenço, faz uma interessante abordagem à intervenção estrutural realizada entre 2017-2020 no edifício, um dos mais antigos palacetes de Lisboa, além de se assumir como um dos poucos exemplares pré-pombalinos ainda existentes.
Saiba mais no LINK.

Investimos na diversificação
das capacidades específicas
em diferentes áreas de intervenção.