Rua da Madalena 88
Rua da Madalena 88
CATEGORIA
Reabilitação
CLIENTE
Splendimension, Sicafi, SA
LOCALIZAÇÃO
Rua da madalena, 88 - Lisboa
ANO
2022
Reabilitação de Edifício na Rua da Madalena 88 – Lisboa
Toda a intervenção foi pautada pela adaptação à estrutura existente, desenvolvendo-se a partir dela e nunca em confronto. Só assim foi possível manter todos os alinhamentos estruturais, permitindo uma intervenção sensível e coerente com o conjunto construído.
No interior do edifício recuperou-se a caixa de escadas, estendendo-a ao piso com mansardas, agora habitado. De resto, todas as paredes estruturais de alvenaria de pedra e estrutura de madeira foram mantidas.
O estado de conservação das lajes existentes ditou o seu grau de manutenção. Quando a recuperação não foi possível, optou-se pela introdução de novas vigas de madeira.
As guarnições em madeira dos vãos, tetos e rodapés apresentavam-se degradados, sendo, por regra, substituídos por novos trabalhos de carpintaria, seguindo sempre o desenho e técnica tradicionais.
Os pavimentos são em soalho de madeira de tábua corrida, exceto nas cozinhas e instalações sanitárias, onde se aplicou mosaico hidráulico. Quando as cozinhas originais deram lugar a quartos, as chaminés em cantaria foram mantidas e os revestimentos de azulejo recuperados/ integrados noutro local das habitações.
No exterior foi feita a reparação de todos os elementos de cantaria e serralharia.
Todos os vãos foram substituídos por vãos de madeira com melhores desempenhos térmico e acústico, sempre com um desenho aproximado ao original. O sombreamento é feito através de portadas de madeira pelo interior, tal como anteriormente.
A obra é composta por dois tipos de uso: comércio no piso 0 e habitação nos restantes pisos.
O acesso às habitações faz-se através da escadaria existente e do novo elevador introduzido. Tipologicamente trata-se de um edifício com distribuição “Esquerdo-Direito”, com 2 ou 3 frações por piso. No piso 0 encontra-se a entrada para as lojas. Nos pisos 1 a 3, a distribuição dá acesso a 3 frações cada: T2+1 a nascente, T1 a sul e T3 a poente. No piso 4 apenas um T0 a nascente e um T1 a poente.